top of page
  • ccbirp

Empresa brasileira de games leva nove jogos para Casa Brasil Israel


A facilitadora levou nove games diferentes para a instalação no Hangar 11, no porto de Tel Aviv, onde os visitantes podem conhecer na prática os jogos brasileiros.


Mão de obra qualificada, pensamento fora da caixa e preços competidores. Esses são os diferenciais do setor de games brasileiro, representado pela Indie Hero na Casa Brasil Israel. A empresa nasceu da ONG Game Jam+ e busca oportunidades de parcerias estratégicas para desenvolvedores independentes de jogos eletrônicos. A facilitadora levou nove games diferentes para a instalação no Hangar 11, no porto de Tel Aviv, onde os visitantes podem conhecer na prática os jogos brasileiros. O objetivo é atrair investimentos e promover exportação de jogos e serviços de tecnologia do país.


Alguns dos grandes destaques da ativação são os jogos Árida (Aoca Game Lab) e Naara (Rebuliço Studios), que apresentam aspectos da cultura brasileira. Disponível em seis línguas e influenciado por elementos da cultura e da sabedoria popular, o jogo Árida narra a história de Cícera, uma jovem sertaneja que inicia uma jornada pelo sertão brasileiro no século XIX. Já a protagonista do jogo NaÀra é uma indígena da nação Tupinambá, que atua secretamente em eventos marcantes da história do Brasil.


Juliana Brito, CEO da Indie Hero, explica que um dos critérios de escolha dos jogos foi a representatividade das regiões brasileiras. “O Árida é como um RPG do Sertão do Nordeste, trazendo toda a cultura, plantas, animais típicos da região”, exemplificou. Além disso, a empresa também selecionou um jogo eletrônico de realidade virtual, o Viking Days, da VR Monkeys Studio. “Eles tiveram um jogo que foi selecionado para ser exposto no Tokyo Show Games”, revelou. Além da seleção ser muito concorrida, o jogo de realidade virtual também ganhou premiações em Tóquio. “Nossa expectativa para a Casa Brasil Israel é atrair investidores que queiram investir no mercado e nos studios de games brasileiros”, disse.


Para Ido Adler, representante local da Game Jam+, que organiza hackatons no mundo todo, a estética dos jogos brasileiros é o que os torna únicos. “Existe uma ligação especial com o Brasil, mais do que com os mercados europeu e americano de games”, revela Ido. O desenvolvedor de jogos independentes descobriu o mercado de games brasileiros por meio de um artigo, que abriu a cabeça dele para a possibilidade de fazer negócios com o Brasil. Desde 2020, Ido já organizou a participação de 20 israelenses no Hackaton internacional da Game Jam+.


Segundo o CEO da Game Jam+, Ian Rochlin, a maior parte da receita do setor de games brasileiro é proveniente do mercado internacional, tanto da exportações de jogos como da exportação de serviços de desenvolvedores brasileiros para jogos estrangeiros, conhecida como outsourcing. A empresa acabou de fechar um contrato de outsourcing de serviço com a empresa israelense da Totem Games.


O mercado de games em Israel está em rápida ascenção. Para o Brasil, trata-se de uma oportunidade para o setor de desenvolvimento de jogos eletrônicos, principalmente no que diz respeito à modalidade de outsourcing. Segundo o relatório da Deloitte e da GameIS, desde 2017, o mercado registrou crescimento de 250% no número de empregados e uma média anual de crescimento de 38%. O número de empresas cresceu 11% nesse período. Segundo a CEO da Indie Hero, o mercado de outsourcing está mais aquecido para o Brasil, especialmente no contexto da crise da Ucrânia, país que tradicionalmente atua nesse mercado.


Além da Aoca Game Lab, Rebuliço Studios e VR Monkeys Studio, também estão presentes na Casa Brasil Israel jogos dos desenvolvedores Aquarius Game Studio, Tavern Tale Studio, Epopeia Games, Epra Games Produções Ltda., Hermit Crab Game Studio Ltda. e B4T Games.


CASA BRASIL


A Casa Brasil é um evento exclusivo e independente, de alto impacto para a promoção da imagem dos setores produtivos do Brasil no exterior, em mercados escolhidos com base em dados de inteligência comercial. Trata-se de uma vitrine de conhecimento acerca do Brasil, conceitos e tendências brasileiras, utilizando expografia e interatividade, com design, inovação, apelo à brasilidade e à sustentabilidade, com produtos de alto valor agregado.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page